fbpx

Home office com os filhos: é possível manter a produtividade?

Viver em meio a uma pandemia, por si só, já é bastante tenso. A covid-19 transformou a realidade do mundo. 

Um inimigo invisível e que não escolhe as vítimas pela cor da pele ou pela condição financeira..

Muitas empresas optaram pelo home office, ou trabalho remoto, mas as escolas também adotaram o mesmo esquema, já que as aulas foram suspensas para evitar aglomeração de pessoas e a proliferação do vírus

Que se manifeste a mãe que não ficou de cabelos em pé ao menos um dia dessa quarentena. Afinal, é preciso ser mãe, esposa, profissional, cuidar da casa, praticar exercícios e ainda cuidar da saúde mental.

Mas será que existe uma fórmula para trabalhar em home office com os filhos e manter a produtividade?

O meio ideal para que isso ocorra é você quem vai dizer, mas existem, sim, dicas que vão te ajudar a enfrentar a situação.

Converse com seu chefe

Antes de começar a pensar qualquer esquema para que seu dia funcione, é preciso entrar num acordo com a empresa que você trabalha. É possível que, no lugar de cumprir jornada, o rendimento seja mensurado por entrega? Se sim, ótimo! Você experimenta o horário que funciona melhor com o ritmo da sua casa.

Planeje o dia

Planeje as atividades do dia.

Programar os horários e atividades é um bom jeito de começar. Faça listas. Divida as responsabilidades com seu companheiro. Isso não significa que tudo correrá 100% conforme o que está escrito, mas ajuda a manter o controle do dia. 

Mantenha uma rotina

Em dias como os que estamos vivendo, trocar os horários de dormir e acordar não é difícil. Procure manter o despertador sempre para o mesmo horário – e nada de usar o soneca. Assim como você não está de férias, as crianças também precisam entender que elas também não estão. Explique que estamos vivendo um momento diferente e que todos precisam colaborar. Seja exigente, mas mantenha-se aberta a negociar.

Determine um espaço de trabalho

Escolha um cômodo da casa para que seja seu escritório e explique para as crianças que aquele é um espaço em que você precisa ficar sozinha, sem ser interrompida.

Faça pausas

Durante o expediente, programe intervalos para dar atenção aos pequenos. Não será sempre que eles entenderão que o fato de que você está em casa, mas não está disponível. Por isso a importância de contar com a compreensão do seu chefe.

Estimule seus filhos a aprenderem coisas novas.

Estimule a criatividade

Assim como haverá o momento de estudar, também terá tempo para brincar. Incentive-os a pintar, brincar de massinha, façam um bolo juntos, peça para  que escrevam cartas para pessoas que eles gostam….

Torne a tecnologia uma alidada

Determine horários e períodos de permanência das crianças com celulares, TV, videogame e tablets. Mesmo tendo que ficar em casa, não é recomendável permitir que eles passem tanto tempo com equipamentos eletrônicos. Na internet há também canais de contação de histórias bastante lúdicos. Em alguns momentos, eles podem ser úteis para que você consiga concluir aquela reunião importante.

Tire o pijama

Arrume-se para trabalhar. Não é preciso usar salto alto ou traje social. Opte por peças leves e que façam você se sentir confortável, porém linda! Escolha peças práticas, com tecidos tecnológicos, respiráveis e que não amassem – com tantas coisas para fazer em casa, ninguém quer ter que encarar o ferro de passar, não é mesmo?

Não abra mão de se cuidar. Afinal, em meio ao caos, a autoestima tem papel importante para a mente. Por isso, evite aquelas roupas que você costuma ficar em casa.

Opte por peças práticas para trabalhar em casa.

Tenha um tempo para si

É muita informação, né? Não pense que você está errada, caso todo esse esquema não funcione perfeitamente. O momento é complicado mesmo. Ao mesmo tempo em que é preciso organização e disciplina para manter tudo funcionando, também é necessário se cobrar menos. Se possível, ter um tempo para si, respirar fundo e buscar autoconhecimento

O coronavírus, ou covid-19 chegou e não tem data para se tornar apenas mais uma entre tantas doenças. O que era para ser apenas provisório nos força a enxergar o momento como a nossa nova realidade. Tentar manter a calma e a família unida será sempre a melhor alternativa para encarar por tudo isso.

Vai passar!

Post anterior
10 brincadeiras de páscoa para fazer em casa com a família
Próximo post
Como o minimalismo pode melhorar a qualidade de vida

Posts Relacionados

Menu

HORÁRIOS DA LOJA